Vote nulo na próxima eleição

Olá visitante. Este blog foi criado para expressar o ponto de vista do cidadão comum sobre a política brasileira. Assim eu, você e quem quiser poderá expressar suas opiniões sobre aquilo que acontece no cenário político nacional. Se você cansou de ser desrespeitado pela classe política, leia, escreva e dê sua opinião neste espaço. Talvez a informação seja a principal arma contra a perpetuação desse circo de bandidagem, desrespeito e impunidade.



6.2.06

Não aponte meus defeitos com seu dedo sujo


A classe política não deixa de surpreender. Há uma facilidade em acusar, apontar os erros, crucificar os adversários. E geralmente o acusador tem bons argumentos, pois não faltam indícios de corrupção neste ou naquele governo, em todos os níveis e nos três poderes. No geral acabamos sabendo mais da sujeira que vem do executivo e do legislativo, mas de tempos em tempos surge alguma bomba do judiciário... Então posso concluir que os juizes e aqueles que os cercam também tem habilidade para aprontar suas picaretagens. Naturalmente não creio que cem por cento da categoria se enquadre nesse perfil fora da lei, mas a mídia noticiou nos últimos anos pelo menos dois casos de juizes que chegaram a ser condenados. Daí, sabendo como funciona a justiça por aqui, podemos ter uma idéia de que não deve haver pouco sujeira também no judiciário.

Mas o assunto é a facilidade que os políticos têm em acusar seus inimigos de outros partidos. Creio que vivemos um momento em que se pode ver isso claramente. A oposição ataca o governo acusando-o de organizar a corrupção de uma forma como nunca havia sido organizada. Não duvido disso. Para ser bem sincero, acho que a oposição tem vasto material para sustentar suas afirmações, o que facilita seu trabalho, especialmente em ano eleitoral.

O que me chama a atenção é a posição assumida por esses políticos. Parece que eles são os donos da verdade e detém uma moral diferenciada da dos demais para poder declarar em alto e bom tom todas as maracutaias que eles enxergam. Quem nunca viu esse pessoal no governo pode até imaginar que essa gente está acima de qualquer suspeita.

De um lado temos todos os indícios do mensalão, caixa dois, favorecimentos de todos os tipos, muita coisa podre mesmo. E de outro, um grupo põe o seu passado de lado e se julga no papel de guardiões da ética política. Não podemos nos esquecer do passado desse pessoal. Eles já governaram, alguns inclusive vêm da época da ditadura e naquele momento eram situação. Contudo não é necessário ir tão longe em nossa história para demonstrar a contradição. Basta lembrar do governo que antecedeu o atual e recordar como foram conduzidas as privatizações, quantas investigações o ex-presidente tentou impedir durante seu mandato e até mesmo exemplos da prática de caixa dois praticado por figuras do alto escalão do partido do ex-presidente. Esta semana ele deu uma entrevista a uma grande revista onde expõe sua indignação com a corrupção do atual governo. Ele quer que acreditemos que em sua gestão as coisas eram muito diferentes. Hoje eu duvido disso.

Está ai um bom motivo para anular seu voto na próxima eleição, não acha? Em que você confia? Quais as boas opções?